5 dicas para fazer uma boa chamada para ação – CTA

É comprovada, a maioria das pessoas tem a necessidade que lhes digam o que fazer!

Um bom artigo, bem escrito na internet, ou até mesmo um bom vídeo de vendas de nada vale se não tiver uma Call-to-Action (CHAMADA PARA AÇÃO).

Esse é um elemento fundamental em comunicação, principalmente se você trabalha com Marketing Digital.

Mas o que é uma Chamada para Ação?

Chamada para Ação

Em âmbito digital uma Chamada para Ação nada mais é do que um link que leva o leitor a tomar uma atitude. Normalmente se inscrever no canal, fazer o download de algum material ou mesmo efetuar a compra de um info produto.

O objetivo principal é levar o usuário para uma segunda página, a página de captura para coletar o email.

Essa é uma das melhores técnicas para direcionar o seu funil de vendas do inicio até o fim.

Nos artigos de blog normalmente é feito uma CTA no fim, às vezes simplesmente estimulando o leitor a fazer um comentário. Mas também pode ser feito no meio do artigo.

Mas atenção, para que realmente gere conversões, ou seja, o usuário siga a CTA é necessário que ela seja uma mensagem bastante clara e objetiva. E obviamente diretamente ligada ao assunto tratado no conteúdo (artigo ou vídeo).

Existem basicamente dois tipos de CTA:

  1. CTA Primário – simples e direto, Acessar o carrinho para efetuar a compra de algum material.
  2. CTA Secundário – é mais subjetivo, estimula o leitor a ‘Saber Mais’ sobre o assunto em outro material linkado, ou baixar um e-book, por exemplo.

Agora vamos as 5 Dicas para Fazer uma CTA Eficaz:

1- Coloque-se no lugar do leitor, Pense bem porque o leitor chegou até o seu conteúdo, porque ele consumiu seu conteúdo e o que espera depois disso.

2- Não use as frases comuns como Clique Aqui, todo mundo já usa isso e seu leitor pode até nem perceber, pois é algo que está em todo lugar, ate em banners, seja criativo. Use um pequeno texto com palavras persuasivas e seja claro, simples e direto. Por exemplo, coloque link em frases assim: “Baixe seu e-book grátis”, “assista sua aula grátis”, “seja um aluno deste treinamento”, ‘conheça mais detalhes sobre esse assunto’.

3- Escolha um benefício relevante e de valor, diretamente relacionado ao conteúdo, prometa algo interessante e obviamente entregue o que prometeu na CTA.

4- Use Gatilhos mentais, você tem que ser persuasivo, estude e aplique técnicas de gatilhos mentais para atingir seu leitor no ponto fraco, convencendo, estimulando, emocionando. Os melhores para CTA são os da escassez e da urgência: ‘compre agora’, ‘garanta sua vaga’, ‘receba hoje’.

Leia mais sobre Gatilhos Mentais> 5 Gatilhos Mentais que Vão Fazer Você Ficar Feliz

5 – Seja específico e a melhor forma de ser assim é usar números, além de visualmente serem atraentes os números são exatos e passam a impressão de veracidade, mas atenção:

Se for para gerar valor, agregar muito valor use e abuse de zeros, exemplo: “baixe agora 5000 músicas grátis”.

Mas se for para atrair pela vantagem de gastar pouco use: ‘compre agora por 19’, evite cifras, vírgulas e zeros para que o número pareça menor.

Dica extra: 

Leia os artigos de blogs famosos e muito acessados, siga pessoas que tem muito sucesso na internet e observe os tipos e formatos de CTA eles usam, não copie, seja criativo, mas inspire-se.

Lembre-se sempre, tanto quando estiver produzindo seus conteúdos e principalmente quando for fazer sua CTA que você está se comunicando com pessoas como você, gere valor a vida dela, faça a diferença no dia dela, contribuindo para entregar um conteúdo que vai realmente fazer a diferença. Falo um pouco mais sobre isso nesse artigo > O Investimento mais Rentável – Conexão  Real com Pessoas.

Conheça mais do meu trabalho em Mulher Empreendedora Digital, com dicas para empreendedores digitais, marketing e negócios.

Simone Galvão

Chamada para Ação

Blogueira e Youtuber

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *