Gatilhos Mentais: Você sabe o que são?

Saber o que são gatilhos mentais é fundamental para quem trabalha com qualquer tipo de marketing, digital ou físico.

O fundamento da propaganda reside no conhecimento de todas as dores e desejos de um determinado tipo de público, e saber o jeito certo de atingir esses pontos é fundamental para vender serviços e produtos.

A melhor forma de entender o que são os gatilhos mentais é observar a si mesmo quando precisa comprar alguma coisa.

Por que você escolhe um determinado tipo de produto e não outro?

Por que dentre várias marcas de produtos similares você acaba optando por uma específica?

A resposta para essa pergunta está nos gatilhos mentais, que nada mais são que maneiras que a propaganda usa para ativar no cérebro do público, a necessidade de ter um determinado produto/serviço.

Como o próprio nome diz: “gatilhos”, são palavras, imagens, cores, letras, que “disparam” comportamentos em nossa mente, levando-nos a fazer, ou não uma compra.

Gatilhos mentais: Como usar na sua copy

Quem trabalha com marketing digital precisa conhecer a forma certa de usar os gatilhos mentais, para conseguir escrever textos que façam as pessoas comprarem os produtos/serviços que estão sendo oferecidos.

A melhor maneira de escolher o gatilho certo é conhecer muito bem o público a quem se destina o texto.

Saber qual é exatamente sua dor maior, já será meio caminho andado para atingi-lo com um texto persuasivo cheio de “gatilhos” que ativarão certos comportamentos desejados.

O gatilho mais conhecido e mais usado é o da escassez, a famosa história do “últimas unidades”, “último dia”, “somente hoje” que faz as pessoas se apressarem para comprarem logo, antes que acabe, ou antes que o preço aumente.

Com certeza você já ouviu essas expressões em algum produto, e até mesmo já deve ter comprado algo apenas por causa dessas palavras.

Esses termos ativam na mente a frase: “não posso ficar sem isso”, e é por isso que funciona tão bem em campanhas de vendas.

O gatilho de autoridade também é muito comum, quando a pessoa que está oferecendo o produto tem alguma experiência no assunto, e se coloca como expert.

Nossa mente aceita essa informação como “segura”, e envia o comportamento de aceitação, frases como “estudei durante X anos sobre esse assunto”, ou “durante X tempo venho aprendendo sobre isso”, cria a sensação de especialista, e todo mundo compra de um especialista.

O gatilho da reciprocidade é muito usado no marketing digital e funciona quando alguém entrega gratuitamente muitas informações de qualidade.

O público que utiliza essas informações fica grato por esse conteúdo, e quando essa pessoa faz uma oferta paga, o cérebro se “lembra” que já foi ajudado por ela, e envia essa informação de “gratidão” que se realiza na hora da compra.

Antes de usar gatilhos mentais é preciso ter em mente algumas regras:

Não usar o gatilho mental de forma indiscriminada, as pessoas descobrem e nunca mais compram de você.

Não usar os gatilhos mentais de forma manipuladora, mas sim apenas persuasiva. Manipular pessoas fazendo-as comprar produtos/serviços ruins, ou que as prejudiquem, pode afundar seu negócio para sempre.

Quer se aprofundar nesse assunto de gatilhos mentais?

Indico o Ebook Copywriting para vender online.

O extraordinário E-Book Copywriting é um livro no formato PDF que contém o passo a passo exato para qualquer empreendedor conseguir gerar vendas todos os dias. No E-Book é ensinado várias técnicas e estratégias eficientes de persuasão e influência para serem usadas em qualquer tipo de comunicação.

Eu diria que é definitivamente impossível um empreendedor ler o E-Book Copywriting e aplicar o que é ensinado neste material único na internet e pelo menos não dobrar seus resultados, seja em tráfego, leads ou vendas.

Clique aqui para baixar sua cópia do E-book

Espero que tenha gostado deste artigo, até o próximo!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *