Entenda o que é SEO – Search Engine Optimization

Neste artigo você vai entender o que é SEO – Search Engine Optimization, e aprender a melhorar o posicionamento de seu site no Google.

Uma das coisas mais importantes para o bom andamento dos negócios é conseguir ranquear nos mecanismos de buscas da melhor maneira possível os conteúdos publicados nestas plataformas.

Para conseguir ter bons resultados é necessário que se atinja seu público. E o único jeito de conseguir fazer isto é por meio de um bom posicionamento nos resultados de buscas de mecanismos como o Google, por exemplo.
Portanto, para se conseguir ranquear melhor os conteúdos publicados em seu blog ou site, conseguindo atrair mais visualizações, e com isto, mais potenciais clientes, você precisa conhecer as técnicas de SEO (Search Engine Optimization), que nós vamos apresentar nas próximas linhas. Preste muita atenção neste guia básico:

Guia básico de SEO

O que é SEO?

Antes de qualquer outra coisa, você precisa saber o que é SEO, para que você possa entender qual é a sua importância dentro de um negócio digital. Afinal, ele é capaz de fazer uma diferença imensa pra melhor.
Pois o SEO, que vem do inglês Search Engine Optimization (Ferramentas de Busca Otimizadas), nada mais é do que o conjunto de técnicas voltadas para melhorar o posicionamento de conteúdos dentro dos mecanismos de buscas da internet.
Ao serem aplicadas, as técnicas SEO podem ajudar um site ou blog a ficarem bem posicionados nos resultados de busca, conseguindo atingir seu público-alvo de uma maneira mais eficiente.
É essencial investir em SEO no seu negócio digital para conseguir resultados consistentes e escalável no Marketing Digital, é praticamente obrigação de todo blogueiro(a) saber o que é SEO, e buscar sempre a otimização de seu site e conteúdo para ter seu trabalho sendo reconhecido na internet.

O que é trafégo orgânico e trafégo pago?

Siga o exemplo na imagem abaixo:

O guia básico de SEO - Search Engine Optimization

Palavras-chave

Uma das formas mais conhecidas de técnica SEO é a palavra-chave, que pode ser utilizada no decorrer do texto, ou no título, nos subtítulos, ou até mesmo em tudo ao mesmo tempo.
São palavras importantes para identificar um conteúdo, e servem para fazer com que os mecanismos de buscas lhe posicionem de uma maneira mais adequada, impedindo que você apareça em resultados de buscas de pessoas que buscam por outro tipo de conteúdo.
No entanto, é importante ressaltar que não se pode carregar demais na utilização de palavras-chave, pois, ao fazer isto, você poderá descaracterizar completamente o conteúdo, fazendo com que o artigo fique ilegível. O resultado será exatamente o contrário do que você espera.

Título da página

Extremamente importante dentro da lógica das técnicas SEO, o page title é uma frase que figura na parte de cima do navegador e que surge nos resultados dos mecanismos de busca.
Ela é muito importante e precisa ter palavras-chave que apontem para o tipo de conteúdo que está sendo apresentado, para que o mecanismo de busca entenda qual é o seu público, lhe direcionando corretamente. Ele não poderá ser muito extenso, e deverá ter menos palavras-chave, para aumentar seu valor.

Cabeçalhos

Outra parte importante das técnicas SEO, o cabeçalho, também conhecido como headings, devem receber atenção, pois eles precisam, entre outras coisas, ter ligação com o conteúdo apresentado e precisam ter as palavras-chave relacionadas para ter efeito.
Há uma série de dicas de especialistas em marketing digital que podem ajudar você na hora de usar os cabeçalhos de uma maneira mais eficiente, além de outras técnicas SEO. Procure estudar mais sobre o assunto!

1 comentário


  1. Legal. O bom uso das ferramentas de SEO com certeza garantem melhor posicionamento. Não esquecendo sempre que um bom conteúdo é o que mais importa. Ou seja, o bom conteúdo é aquele que resolve o problema do usuário ou lead.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *